Buscar
  • Comunicado ao Mercado

Copasa informa sobre obras de captação no Rio Paraopeba

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG (#CSMG3), em continuidade aos Comunicados ao Mercado de 08.05.2019 e 20.12.2019, informa a seus acionistas, investidores e ao mercado em geral, que a Vale S.A. solicitou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a dilação do prazo de entrega das obras de construção do novo ponto de captação no Rio Paraopeba, anteriormente acordado para 30.09.2020.

A Vale S.A. (#VALE3) argumenta que o pedido de dilação ocorreu em função de fatores impeditivos, como as restrições de segurança impostas pela pandemia da Covid-19, as medidas restritivas decretadas pelo poder público municipal e outros órgãos públicos, a demora na obtenção de autorização judicial para ingresso nas áreas necessárias à implantação do projeto e a ocorrência de intensas chuvas na região entre dezembro de 2019 e março de 2020.

Com o ajuste de cronograma, a fase de comissionamento e testes deve iniciar-se em dezembro de 2020, com a vazão inicial de 1.000 l/s, sendo aumentada gradualmente ao longo do mês de janeiro de 2021, até atingir a vazão nominal de 5.000 l/s, mesma vazão da captação anteriormente suspensa.

Neste sentido, a COPASA MG informa que cobra rotineiramente da Vale o cumprimento das obrigações já assumidas no Termo de Compromisso, bem como toma as medidas cabíveis para resguardar os interesses da Companhia.

Apesar do atraso na entrega das obras, o abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte não foi afetado, uma vez que o Sistema Paraopeba, composto pelos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, encontrava-se, em 28.09.2020, com 83,6% de sua capacidade, maior nível histórico registrado, para o mesmo período, nos últimos 6 anos.



#CSMG3 #VALE3 #Copasa #Vale #ComunicadoAoMercado

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo